Pages

26 de ago. de 2013

Enviando livros via Correios

A forma mais barata, por esse motivo a considero a melhor, de enviar livros via Correios é a opção Impresso normal com registro módico.
Mas Gustavo, que merda é essa de impresso com registro modess módico?
Calma lá que eu explico:
  • Impresso normal é um serviço para envio de livros, revistas, jornais, entre outros tipos de impressos.
  • Registro módico nada mais é que o registro com uma redução de valor, podendo ser usado apenas para envio de livros e materiais didáticos.
E como faz pra usar esse tipo de envio?
  • Primeiramente: acomode o livro a ser enviado em envelope, caixa ou outra embalagem. (Eu particularmente sempre uso o envelope de papel pardo e antes de colocar no envelope costumo envolver todo o livro com plástico bolha.) *De preferência leve o envelope para lacrar na agência, assim fica fácil do atendente confirmar que realmente é um livro que será enviado.
  • Segundamente: coloque na embalagem os dados do remetente e do destinatário. *Detalhe importante: abaixo dos dados do destinatário coloque a inscrição "IMPRESSO NORMAL - REGISTRO MÓDICO" e se preferir já levar o envelope lacrado não se esqueça de escrever "FECHAMENTO AUTORIZADO. PODE SER ABERTO PELA ECT"
  • Terceiramente: vá a agência dos Correios e faça o envio. 

Quando fui pesquisar sobre o tal tipo de envio, vi muito mimimi sobre os Correios não aceitarem esse tipo de envio ou até mesmo os atendentes não terem conhecimento da existência desse tipo.
A minha primeira experiência foi em partes bem sucedida, em partes por que na primeira agência que fui não tinham selo de 1 centavo e, como o valor desse envio sempre costuma dar quebrado, não teve como enviar.
Fui a outra agência e lá consegui fazer a postagem, não antes do atendente confirmar que o que os envelopes continham eram livros e pra isso cortou as orelhinhas dos envelopes. Pronto! Enviado!

Observações:
Envolva o livro em plástico bolha antes de envelopar, o plástico bolha é baratinho, pode ser comprado em lojas de embalagens e vai proteger o livro em caso de o envelope sofrer alguma avaria.
Se possível leve a embalagem para ser lacrada na hora do envio, isso evita de o atendente ter que abrir o envelope para a devida confirmação de que o que está dentro realmente é um livro.
Não brigue com o moço, ou moça, dos Correios caso ele insista em abrir o seu envelope e não diga que não avisei. Ele está cumprindo o dever dele.
Brigue com a moça, ou moço, dos Correios caso insistam que você não pode enviar o seu livro por a modalidade aqui tratada. É um direito seu e deve ser respeitado. Se preciso for, mostre diretamente no site dos Correios que eles podem e devem enviar.
Não se esqueça de pedir o registro módico, ele é diferente do registro normal que é mais caro.

Segue os links para as páginas do Correios:

Qualquer dúvida, entrem em contato que tentarei esclarecer da melhor forma possível. 
Isso se ainda restar alguma dúvida depois desse ótimo texto, muito bem elaborado após um longo estudo, auto explicativo, revisado, genial, entre outras qualidades que não cabem aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Comenta ai.
Não gostou? Comenta ai também.
Não quer comentar? Então comenta.
Sem comentários? Não se faça de difícil, comente.